quinta-feira, 31 de maio de 2012

Formação em serviço

Rotina de trabalho

A hora pedagógica do mês de maio teve como objetivo do encontro mostrar que a organização intencional do trabalho pedagógico reveste em melhor aproveitamento do tempo, permitindo incluir na rotina atividades de reflexão sobre o sistema alfabético e atividades de letramento; compreender a importância do momento cultural/literário para construção do sentido da leitura subjetiva; colocar em discussão a realização do Projeto Comunidade de Leitores na escola enfatizando no grupo a construção do comportamento leitor; refletir sobre a importância da motivação dos discentes e o engajamento de ambos em sala de aula. Como objetivo de aprendizagem:elaborar uma rotina com atividades ocasionais e disciplinas;reconhecer o valor da formação continuada para a construção de uma comunidade de leitores no interior da escola; analisar o quanto é importante o movimento e o estímulo em sala de aula para se chegar ao seu objetivo. O conteúdo desenvolvido foram as técnicas como ferramentas de trabalho e a organização de uma rotina de sala de aula. Para realizar o momento literário foi lido algumas páginas do livro: Carro dos milagres de Benedito Monteiro.Em seguida  os professores socializaram as técnicas utilizadas em sala.Seguimos com a leitura do capítulo 3 do livro Aula Nota 10 de Doug Lemov. Com uma leitura coletiva,  parando nos pontos considerados relevantes e finalizamos a leitura com a participação de todos. O próximo ponto da pauta foi uma breve pesquisa junto a equipe da escola quanto ao seguinte questionamentos: Como foi nosso primeiro contato com a leitura? Qual livro foi ou está sendo lido? E o nosso contato com filmes e músicas? Tem ampliado nosso universo cultural? A partir desses questionamentos várias lembranças vieram à tona como: leituras de fotonovelas, histórias ouvidas pelo rádio, a mãe contava histórias entes de dormir, leituras de Sabrina, Júlia, Bianca. Alguns funcionários estão lendo outros não. O estilo musical é bem variado mas MPB se sobressai. Alguns gostam de filmes outros de novelas, documentários e etc. Em seguida eles preencheram uma ficha com as seguintes perguntas:o que lia antes, o que já leu e o que está lendo. Com isso foram convidados a escolherem um livro para ser lido e socializado na próxima HP, iniciamos com essa ação a ciranda da leitura . A tarde reiniciamos com o momento literário e a leitura de algumas páginas do livro: A corda de Benedito Monteiro. Para dar seguimento a pauta analisamos as rotinas recebidas pelos professores na última formação de professores da rede. Tiradas as dúvidas os professores foram agrupadas por ano para elaborarem suas rotinas mensal. Acompanhei a elaboração das rotinas em cada grupo e finalizamos o encontro com a visão de que a formação em serviço é primordial para o aperfeiçoamento do trabalho realizado dentro do espaço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário