quarta-feira, 30 de maio de 2012

Formação em serviço

                                                                                                   
                                                                                         

Foco na aprendizagem

O encontro teve como objetivo compreender a importância do diagnóstico para identificar em qual nível cada criança se encontra; colocar em discussão o papel do professor em sala de aula e até que ponto ele acredita no "produto " que vende diariamente; compreender a importância do momento cultural/literário para construção do sentido da leitura subjetiva. Objetivo da aprendizagem: identificar qual nível cada criança se encontra; acompanhar os alunos que precisam de atenção e propor atividades que façam avançar na aprendizagem; analisar o quanto é importante o movimento e o estímulo em sala de aula para se chegar ao seu  objetivo; reconhecer a importância do professor motivar o seu aluno a assistir suas aulas. O conteúdo do encontro foi a gestão pedagógica com foco na compreensão das técnicas como ferramentas do ofício de ensinar e ensino e aprendizagem na alfabetização. Iniciamos os trabalhos com o momento literário e o texto: Dito e feito de Jennifer Armstrong e Kimberly Bulken. Após a leitura os professores socializaram as atividades de casa e lembraram que muitas técnicas citadas pelo livro são utilizadas por eles. Em seguida lemos os textos: Diagnóstico na alfabetização pra conhecer a nova turma e Combinação perfeita (revista nova escola. abril.2012). Ao retornarmos a tarde reiniciamos com o momento literário: A mula sem cabeça  de Monteiro Lobato.Seguimos com a leitura do texto: Motivar os alunos nas suas aulas do livro Aula nota 10 de Doug Lemov. A turma foi dividida em duplas que receberam uma técnica para ser lida e socializada.As duplas conseguiram apresentar de maneira clara e objetiva. Finalizamo sesse momento fazendo uma avaliação positiva do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário