quarta-feira, 30 de maio de 2012

Formação em serviço

HORA PEDAGÓGICA

A Hora Pedagógica do mês de março teve como objetivo do encontro: proporcionar momentos de discussão sobre as técnicas que ampara a prática do(a)  professor(a) e discutir as necessidades básicas dos alunos inclusos. Objetivo da aprendizagem: mobilizar conhecimentos para construção de um novo olhar sobre as situações problema que impedem o desenvolvimento de sala de aula; perceber que o ritmo em sala de aula é o tempo dedicado a desenvolver habilidades e alcançar o seu domínio; conhecer e utilizar as técnicas que melhor oriente seu trabalho em sala; que os professores conheçam a política de inclusão. O conteúdo apresentado foi foco na gestão pedagógica na compreensão das técnicas como ferramentas do ofício de ensinar. Iniciamos o encontro com o momento literário com o texto Vó caiu na piscina de Carlos Drumond de Andrade. Em seguida a professora Walkyria da sala de apoio apresentou o texto para leitura e discussão: Como o professor e a escola devem se "preocupar" para fazer a inclusão? Após esse momento que foi bastante discutido pelos participantes,  ela apresentou mais um texto: Práticas pedagógicas no contexto da escola das diferenças.Utilizando a mesma metologia do texto anterior, concluimos esse momento e fizemos um breve intervalo de 15 minutos e retornamos com a leitura do capítulo 2 do livro Aula Nota 10 de Doug Lemov seguido de discussões. A partir dessa leitura foi feito alguns encaminhamentos para a próxima HP. Retornamos as 13h30 com o momento literário e o texto Sete anos Mais Sete de Marina Colasanti. Continuamos com a leitura do capítulo 8 do livro Aula Nota 10 de Doug Lemov. Após a leitura e discussão os professores foram fazer planejamento. Foi um dia bem proveitoso onde todos os participantes professores, equipe gestora, coordenadora e monitoras do programa Mais Educação colaboraram com as discussões ampliando o olhar sobre o trabalho realizado no espaço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário