Rotina da coordenadora


HORA PEDAGÓGICA


"Para que eu possa conferir valor a um professor,é preciso que o professor saiba identificar-se com o valor do aprender, e que ele me ensine a aprender mais e melhor, na pré-escola, na escola, e na pós-escola, no ensino formal ou informal, com livros ou com aplicativos, pelo método tradicional ou sem método nenhum ad infinitum."(Gabriel Perissé.pg.170)


 No dia a dia em sociedade vivemos a todo momento planejando o que vamos realizar. Desde o momento em que saímos de casa fazemos um planejamento por onde ir, o que comprar e quanto gastar, tudo isso para garantir com que todas as ações previstas sejam realizadas sem nenhum atropelo.Outro fator que exige organização de nossas ações é o tempo. Com a correria da vida moderna cada minuto pode contar contra ou a favor. Por isso é importante organizar e prever cada ação a ser realizada evitando com isso desperdício de tempo. 
Para a escola essa situação também não é diferente. Todas as ações como desde a entrada dos alunos até a culminância de projetos por exemplo são cuidadosamente planejadas.Uma das ações que exige atenção especial é a formação em serviço.Com um dia mensal com duração de 8 horas garantido dentro do calendário letivo, a escola tem a gerência de oferecer aos professores formação sob a responsabilidade da coordenadora pedagógica. As formações tem como objetivo de proporcionar momentos de leitura, discussão e reflexão da prática docente. Os temas são selecionados por mim com base em observação, dados estatísticos e relatos de experiência dos professores ao longo do ano.
 As dificuldades enfrentadas na prática docente são tematizadas nesses encontros  para que juntas corpo docente e equipe pedagógica identifique e encontre novas metodologias que venham a elevar o índice de aprendizagem dos alunos. No final de cada encontro é oportunizado aos professores o relato do que aprenderam durante o dia, sendo tudo fotografado e registrado em ata.
Antes do início do ano letivo tivemos uma semana pedagógica que aconteceu do dia 16 a 19. Com uma pauta elaborada para ser trabalhada em rede com estudos e planejamento onde vários textos e livros foram sugeridos como: O valor do professor. Gabriel Perissé; Por que todos os professores podem (e devem)ser professores de leitura. livro: Aula nota 10.Doug Lemov; Filosofia: teorias e práticas na educação brasileira. livro: Filosofia da Educação reflexões e debates.Ivanilde Apoluceno de Oliveira.
 Além dos textos e livros usados nós analisamos os dados de rendimento dos alunos que foram apresentados em forma de gráficos a equipe para que os problemas enfrentados no ano anterior não venham a ocorrer este ano. Também foi apresentado o PPP da escola e as ações que serão desenvolvidas durante o ano. O cronograma das ações foi alterado em algumas ações. Após a exibição dos gráficos a equipe listou algumas ações para melhorar o trabalho pedagógico deste ano na tentativa de alcançar a meta da escola que é alfabetizar todos os alunos de 6 a 8 anos.
 Faço uma avaliação positiva da semana, que finalizou com um seminário para a rede com a participação dos palestrantes Walmir Gomes e Mozarte. Com esse seminário a semana de estudos e planejamentos terminou com a mensagem de que o professor precisa ser valorizado mas, investir na sua própria profissão é primordial para ensinar com competência.