quinta-feira, 31 de maio de 2012

Formação em serviço

Rotina de trabalho

A hora pedagógica do mês de maio teve como objetivo do encontro mostrar que a organização intencional do trabalho pedagógico reveste em melhor aproveitamento do tempo, permitindo incluir na rotina atividades de reflexão sobre o sistema alfabético e atividades de letramento; compreender a importância do momento cultural/literário para construção do sentido da leitura subjetiva; colocar em discussão a realização do Projeto Comunidade de Leitores na escola enfatizando no grupo a construção do comportamento leitor; refletir sobre a importância da motivação dos discentes e o engajamento de ambos em sala de aula. Como objetivo de aprendizagem:elaborar uma rotina com atividades ocasionais e disciplinas;reconhecer o valor da formação continuada para a construção de uma comunidade de leitores no interior da escola; analisar o quanto é importante o movimento e o estímulo em sala de aula para se chegar ao seu objetivo. O conteúdo desenvolvido foram as técnicas como ferramentas de trabalho e a organização de uma rotina de sala de aula. Para realizar o momento literário foi lido algumas páginas do livro: Carro dos milagres de Benedito Monteiro.Em seguida  os professores socializaram as técnicas utilizadas em sala.Seguimos com a leitura do capítulo 3 do livro Aula Nota 10 de Doug Lemov. Com uma leitura coletiva,  parando nos pontos considerados relevantes e finalizamos a leitura com a participação de todos. O próximo ponto da pauta foi uma breve pesquisa junto a equipe da escola quanto ao seguinte questionamentos: Como foi nosso primeiro contato com a leitura? Qual livro foi ou está sendo lido? E o nosso contato com filmes e músicas? Tem ampliado nosso universo cultural? A partir desses questionamentos várias lembranças vieram à tona como: leituras de fotonovelas, histórias ouvidas pelo rádio, a mãe contava histórias entes de dormir, leituras de Sabrina, Júlia, Bianca. Alguns funcionários estão lendo outros não. O estilo musical é bem variado mas MPB se sobressai. Alguns gostam de filmes outros de novelas, documentários e etc. Em seguida eles preencheram uma ficha com as seguintes perguntas:o que lia antes, o que já leu e o que está lendo. Com isso foram convidados a escolherem um livro para ser lido e socializado na próxima HP, iniciamos com essa ação a ciranda da leitura . A tarde reiniciamos com o momento literário e a leitura de algumas páginas do livro: A corda de Benedito Monteiro. Para dar seguimento a pauta analisamos as rotinas recebidas pelos professores na última formação de professores da rede. Tiradas as dúvidas os professores foram agrupadas por ano para elaborarem suas rotinas mensal. Acompanhei a elaboração das rotinas em cada grupo e finalizamos o encontro com a visão de que a formação em serviço é primordial para o aperfeiçoamento do trabalho realizado dentro do espaço escolar.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Formação em serviço

                                                                                                   
                                                                                         

Foco na aprendizagem

O encontro teve como objetivo compreender a importância do diagnóstico para identificar em qual nível cada criança se encontra; colocar em discussão o papel do professor em sala de aula e até que ponto ele acredita no "produto " que vende diariamente; compreender a importância do momento cultural/literário para construção do sentido da leitura subjetiva. Objetivo da aprendizagem: identificar qual nível cada criança se encontra; acompanhar os alunos que precisam de atenção e propor atividades que façam avançar na aprendizagem; analisar o quanto é importante o movimento e o estímulo em sala de aula para se chegar ao seu  objetivo; reconhecer a importância do professor motivar o seu aluno a assistir suas aulas. O conteúdo do encontro foi a gestão pedagógica com foco na compreensão das técnicas como ferramentas do ofício de ensinar e ensino e aprendizagem na alfabetização. Iniciamos os trabalhos com o momento literário e o texto: Dito e feito de Jennifer Armstrong e Kimberly Bulken. Após a leitura os professores socializaram as atividades de casa e lembraram que muitas técnicas citadas pelo livro são utilizadas por eles. Em seguida lemos os textos: Diagnóstico na alfabetização pra conhecer a nova turma e Combinação perfeita (revista nova escola. abril.2012). Ao retornarmos a tarde reiniciamos com o momento literário: A mula sem cabeça  de Monteiro Lobato.Seguimos com a leitura do texto: Motivar os alunos nas suas aulas do livro Aula nota 10 de Doug Lemov. A turma foi dividida em duplas que receberam uma técnica para ser lida e socializada.As duplas conseguiram apresentar de maneira clara e objetiva. Finalizamo sesse momento fazendo uma avaliação positiva do encontro.

Formação em serviço

HORA PEDAGÓGICA

A Hora Pedagógica do mês de março teve como objetivo do encontro: proporcionar momentos de discussão sobre as técnicas que ampara a prática do(a)  professor(a) e discutir as necessidades básicas dos alunos inclusos. Objetivo da aprendizagem: mobilizar conhecimentos para construção de um novo olhar sobre as situações problema que impedem o desenvolvimento de sala de aula; perceber que o ritmo em sala de aula é o tempo dedicado a desenvolver habilidades e alcançar o seu domínio; conhecer e utilizar as técnicas que melhor oriente seu trabalho em sala; que os professores conheçam a política de inclusão. O conteúdo apresentado foi foco na gestão pedagógica na compreensão das técnicas como ferramentas do ofício de ensinar. Iniciamos o encontro com o momento literário com o texto Vó caiu na piscina de Carlos Drumond de Andrade. Em seguida a professora Walkyria da sala de apoio apresentou o texto para leitura e discussão: Como o professor e a escola devem se "preocupar" para fazer a inclusão? Após esse momento que foi bastante discutido pelos participantes,  ela apresentou mais um texto: Práticas pedagógicas no contexto da escola das diferenças.Utilizando a mesma metologia do texto anterior, concluimos esse momento e fizemos um breve intervalo de 15 minutos e retornamos com a leitura do capítulo 2 do livro Aula Nota 10 de Doug Lemov seguido de discussões. A partir dessa leitura foi feito alguns encaminhamentos para a próxima HP. Retornamos as 13h30 com o momento literário e o texto Sete anos Mais Sete de Marina Colasanti. Continuamos com a leitura do capítulo 8 do livro Aula Nota 10 de Doug Lemov. Após a leitura e discussão os professores foram fazer planejamento. Foi um dia bem proveitoso onde todos os participantes professores, equipe gestora, coordenadora e monitoras do programa Mais Educação colaboraram com as discussões ampliando o olhar sobre o trabalho realizado no espaço escolar.