sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tecnologias na minha escola

Na escola em que trabalho já faz uso das tecnologias há algum tempo para dinamizar a prática de sala de aula. Dentre elas a TV, DVD, filmadora, máquina digital, cd, internet, computador, som, microfone, caixa de som, microsistem, mimeografo, xerocadora, episcópio e impressora matricial são os recursos que fazem parte dos planos de aula e ações desenvolvidas pela escola.
O uso dessas tecnologias no dia-a-dia da escola se dá de acordo com as atividades a serem executadas. Algumas são mais utilizadas do que outras devido sua praticidade. A caixa de som, o microfone sem fio, microsistem, e cd são utilizados todos os dias manhã e tarde na entrada dos alunos para ouvirem os hinos oficiais. A máquina digital é usada para registrar os eventos e aplicações de tarefas pelas professoras. Atualmente a grande novidade na escola é o laboratório de informática que é usado por todos os alunos em pesquisa e execução de projetos de leitura e escrita. A xerocadora se utiliza muito para as cópias ou impressão de tarefas para alunos com baixo rendimento e impressão de provas ou até mesmo uma tarefa mais elaborada. Com a TV e o DVD os alunos assistem a filmes assim como as professoras com os programas da TV escola e filmes voltados para a área de educação. Ainda fazemos uso do mimeógrafo para rodar atividades menos elaboradas.          
Das tecnologias citadas no início desse texto que menos se utiliza na escola são: a impressora matricial, o episcópio e a filmadora. Isso acontece pelo fato de que a filmadora ninguém se interessa em manuseá-la e ainda ser de fita cassete, a matricial diante da xerocadora não apresenta boa qualidade nas atividades, o episcópio necessita de um espaço bastante escuro para ser utilizado.
Com todos esses recursos fica evidente a dificuldade de torná-los freqüentes na prática docente e pelos mais diversos entraves. Acredito que muitos não fazem uso contínuo por não saberem mesmo manuseá-los bem como a vergonha de reconhecer que precisa de ajuda, medo de danificar algum equipamento lhes causando desconforto quando se vêem diante de uma situação de uso. Muitas vezes não existe um planejamento adequado para o uso da tecnologia deixando o professor em situação desagradável.
Para que isso não aconteça se faz necessária a disposição dos professores em participarem de formações aplicando aquilo que se é estudo na prática de sala de aula. Ter a clareza de que quanto mais atualizado estiver mais segurança e competência terá para se sobressair diante das situações que por ventura aconteçam.
Enquanto se ouvir professores falando que não sabem utilizar os recursos tecnológicos que são difíceis e que não vão aprender, não iremos avançar para que esses recursos se tornem indispensáveis ao planejamento do professor. Outro ponto a destacar é a velocidade das informações que a cada dia chegam ate nos como não imaginávamos há 20 anos o que requer de nos preparação docente para acompanhá-las e orientar os alunos a utilizarem os diferentes suportes tecnológicos presentes na realidade atual.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário