sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Dengue



Aula desenvolvida pela profª Shanny Cristiny C.A. Neves na turma de 1º ano do 1º ciclo.

Conceito de hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Hipertexto e Educação

O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.
Com mais esse recurso o profº poderá desenvolver a aprendizagem de forma interativa sempre tendo o cuidado de apresentar o conteúdo com os objetivos bem definidos da atividade que deseja, para que os alunos não se percam nos mais diversos textos. Como educadora também faria uso com os alunos observando alguns cuidados.

Tecnologias na minha escola

Na escola em que trabalho já faz uso das tecnologias há algum tempo para dinamizar a prática de sala de aula. Dentre elas a TV, DVD, filmadora, máquina digital, cd, internet, computador, som, microfone, caixa de som, microsistem, mimeografo, xerocadora, episcópio e impressora matricial são os recursos que fazem parte dos planos de aula e ações desenvolvidas pela escola.
O uso dessas tecnologias no dia-a-dia da escola se dá de acordo com as atividades a serem executadas. Algumas são mais utilizadas do que outras devido sua praticidade. A caixa de som, o microfone sem fio, microsistem, e cd são utilizados todos os dias manhã e tarde na entrada dos alunos para ouvirem os hinos oficiais. A máquina digital é usada para registrar os eventos e aplicações de tarefas pelas professoras. Atualmente a grande novidade na escola é o laboratório de informática que é usado por todos os alunos em pesquisa e execução de projetos de leitura e escrita. A xerocadora se utiliza muito para as cópias ou impressão de tarefas para alunos com baixo rendimento e impressão de provas ou até mesmo uma tarefa mais elaborada. Com a TV e o DVD os alunos assistem a filmes assim como as professoras com os programas da TV escola e filmes voltados para a área de educação. Ainda fazemos uso do mimeógrafo para rodar atividades menos elaboradas.          
Das tecnologias citadas no início desse texto que menos se utiliza na escola são: a impressora matricial, o episcópio e a filmadora. Isso acontece pelo fato de que a filmadora ninguém se interessa em manuseá-la e ainda ser de fita cassete, a matricial diante da xerocadora não apresenta boa qualidade nas atividades, o episcópio necessita de um espaço bastante escuro para ser utilizado.
Com todos esses recursos fica evidente a dificuldade de torná-los freqüentes na prática docente e pelos mais diversos entraves. Acredito que muitos não fazem uso contínuo por não saberem mesmo manuseá-los bem como a vergonha de reconhecer que precisa de ajuda, medo de danificar algum equipamento lhes causando desconforto quando se vêem diante de uma situação de uso. Muitas vezes não existe um planejamento adequado para o uso da tecnologia deixando o professor em situação desagradável.
Para que isso não aconteça se faz necessária a disposição dos professores em participarem de formações aplicando aquilo que se é estudo na prática de sala de aula. Ter a clareza de que quanto mais atualizado estiver mais segurança e competência terá para se sobressair diante das situações que por ventura aconteçam.
Enquanto se ouvir professores falando que não sabem utilizar os recursos tecnológicos que são difíceis e que não vão aprender, não iremos avançar para que esses recursos se tornem indispensáveis ao planejamento do professor. Outro ponto a destacar é a velocidade das informações que a cada dia chegam ate nos como não imaginávamos há 20 anos o que requer de nos preparação docente para acompanhá-las e orientar os alunos a utilizarem os diferentes suportes tecnológicos presentes na realidade atual.
.

meu trabalho...

Este é oespaço onde irei socializar o meu trabalho daqui para fente.